Os teus gestos, falam de você. Há muitos códigos que são liberados por meio da linguagem corporal, ou linguagem não verbal. Alguns destes códigos corporais podem deixar você vulnerável, podem expor algumas características de valores, tais como: Liderança; Passividade; Coragem; Superação; Depressão; Ansiedade; Satisfação; Rejeição; Aceitação, entre outros.
Quantas pessoas você conseguiu analisar por conta da linguagem corporal delas? Quantas vezes você esteve na condição de uma pessoa avaliada negativamente?
O que você bebe, fala de você. Há quem tenha preferência por água, bebidas alcoólicas, sucos concentrados ou da polpa de fruta, água de coco, entre outros tipos de bebidas. A partir destes variados contextos, você pode notar que cada uma destas pessoas tem sim, a sua forma prazer por meio das bebidas.
Quantas vezes você chegou com o corpo cansado e sentiu a necessidade de um tipo de bebida específica para lhe proporcionar um certo prazer?
O teu andar, fala de você. Há quem tenha uma marcha firme, embalada, sutil, despojada, irregular por conta de alguma deficiência física, entre outros. Mas vale destacar que resguardado o devido respeito as pessoas com deficiência física em qualquer grau. É importante destacar que a forma de andar descreve muitos valores que a pessoa traz em seu interior.
O teu falar, fala de você. Apenas parecer redundância, mas não é, o que está sendo exposto aqui é o seguinte: Você pode abrir a boca e colocar qualquer mensagem que faça sentido ou não. Falar todos falam, mas o que se fala, faz muita diferença. Quantas pessoas utilizam palavrões em suas conversas? Quem gosta de ser humilhado por palavras? Você pode elevar ou baixar o astral de alguém e trazer sérios conflitos para esta pessoa.
O teu sim ou o teu não, fala de você. Há quem só saiba dizer sim, não conseguiu desenvolver maturidade emocional para negar, ou seja, dizer não. Muitas pessoas preferem ouvir um não a dizer um não. Quantas barreiras emocionais existem para esta pessoa? Quantos traumas podem criar esta barreira ou crença limitante?
Quantas vezes você ouviu alguém dizer: Eu não consigo dizer não para esta pessoa? Quantas pessoas estão dentro de certos relacionamentos tóxicos por não saber dar um basta, ou seja, dizer não?
Os teus argumentos, falam de você. Há pessoas que tem uma capacidade extraordinária de para a ampla comunicação consistente e persuasiva. A arte de falar bem, não é colocar palavras que não se tem domínio, mas saber colocar bem as palavras nem tempo verbal com as suas devidas concordância e coerência. Há quem tenha o poder de com tão poucas palavras expressar profundas reflexões e há quem possa falar muito e não nos dizer nada. Conhece alguém ou você tem este poder e não enxerga?
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro). Empreendedor. Palestrante, Pesquisador, Escritor, Correspondente Internacional e Treinador em análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises. Pesquisa e escreve sobre desenvolvimento de cidades. Criador do método pentágono da comunicação. Gestor de conteúdo do site da empresa Conceito Treinamentos no Brasil.